Junta de Freguesia de Remédios Junta de Freguesia de Remédios

História

Orago — Nossa Senhora dos Remédios (festejada no 1º domingo de Agosto)

Freguesia do concelho de Ponta Delgada, com a área de 5,53 km2 e 931 habitantes(censo de 2011), criada peio Decreto-Lei n.2 43 392 de 13 de dezembro -de 1960.

Situada na costa noroeste da ilha de São Miguel a 23 km da sede do conselho da freguesia dos Remédios foi criada com os lugares de Remédios Lomba do Carvalho e Covilhã, desanexados da antiga freguesia da Bretanha.

Confronta com as freguesias de Santa Bárbara, Sete Cidades e Ajuda da Bretanha, apresentando um aglomerado populacional bastante disperso.

Remonta ao período compreendido entre 1720 e 1728 a construção da primeira e antiga ermida de Nossa Senhora dos Remédios, com licença concedida pelo 19.2 Bispo de Angra, D. Manuel Álvares da Costa (1721-1733).

Em 23 de Maio de 1746, o lugar Remédios é elevado a curato, sufragâneo da paróquia de Nossa Senhora da Ajuda.

Em 1857 ocorre a bênção solene da nova igreja pelo 27. 0 Bispo da Diocese de Angra, D. Frei Estêvão de Jesus Maria (1827-1870).

Em 2 de Maio de 1958, é criada a paróquia de Nossa Senhora dos Remédios pelo 36 bispo de Angra, D. Manuel Afonso de Carvalho (1957-1958), desanexando-a da paróquia de Nossa Senhora da Ajuda.

Em 1960, é criada a freguesia dos Remédios.

A sua principal atividade é a agricultura, assumindo particular relevância e expressão económica a secular produção do inhame— Colocasiaesculenta(L.)Schott —, comum às freguesias em que se desmembrou a freguesia da Bretanha, extinta em2002.

Este tubérculo era há algumas décadas exportado em grande quantidade para as comunidades açorianas do Novo Mundo — o “mercado da saudade”.

O muito apreciado inhame pequeno, produzido geralmente na Bretanha, é designado, somente na ilha de S. Miguel, por “minhoto”, termo que, na opinião do etnólogo Carreiro da Costa, “deve provir do francêsmignon, mignonne, “o que demonstra mais um pormenor da influência céltica naquela região daquela ilha”, e vem de encontro à hipótese da colonização da Bretanha Micaelense, no 1.2 quartel do século XVI, por algumas famílias da Bretanha Francesa fugidas à guerra.

Anualmente, em dezembro [janeiro — época da colheita — a freguesia dos Remédios organiza o Festival do Inhame, em que o tubérculo é confecionado de diversas maneiras, revertendo o produto das vendas para fins de solidariedade social.

Existe o grupo informal “Amigos da Bretanha”, integrando residentes e emigrados que anualmente se reúnem para confraternizar, sendo obrigatórios os pratos de inhame quando o convívio ocorre em São Miguel.

Pode-se afirmar com total propriedade que o inhame é o símbolo dos Remédios (e da região da Bretanha no qual a sua população se revê, tal como, por exemplo, o ananás o é para a freguesia da Fajã de Baixo.

© 2024 Junta de Freguesia de Remédios. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia